“A ARTE DA CANÇÃO ESPANHOLA E ZARZUELA”

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

A AACMM apresenta um recital de canto e piano, na terça-feira, dia 28 de Dezembro, pelas 21.30 horas, no Teatro Municipal Baltazar Dias. Pela primeira vez, apresentar-se-á ao público madeirense a célebre soprano espanhola Rosa Mateu, acompanhada pela pianista espanhola Anna Ferrer. A primeira parte do programa foca a canção erudita espanhola enquanto da segunda constam também várias árias de zarzuelas populares. De salientar de que este concerto está integrado no programa do Fim do Ano (Festas da Madeira) e organizado com o apoio da Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transporte / DRT.

PROGRAMA:

Xavier Montsalvatge         Das “Cinco Canções Negras”
Cuba dentro de un piano
Canción de cuna
Canto negro

Enrique Granados        Callejeo
El tra la la y el punteado
El majo discreto
Canto gitano
No lloreis ojuelos

Joaquin Turina        Del Poema en forma de Canciones
Cantares
Los dos miedos
Las locas por amor

Manuel de Falla         Sete canções populares espanholas

Pablo Luna             De España vengo (da zarzuela “El Niño Judio”)

Francisco Asenjo Barbieri     La Canción de la Paloma (da zarzuela “El barberillo de Lavapiés”)

Jeronimo Giménez               Sierras de Granada (da zarzuela “La Tempranica”)

Rosa Mateu nasceu em Vilassar de Mar (Barcelona) e estudou no Conservatório de Barcelona com Carmen Bustamante. Aperfeiçoou-se com vários cantores, mais recentemente com Lorraine Mubar e Dalton Baldwin. As suas apresentações em Europa, Rússia, Estados Unidos e América do Sul foram elogiados pelo público e crítica especializada. Concentra a sua actividade na area de Lied e opera. Estreou obras de vários compositores espanhóis tais como Valls, Bertran,Turull, Humet, Gols, Guinovart, Mesa e Turull, com o pianista americano Mac Macclure. A flexibilidade da sua voz permitiu-lhe interpretar papéis operáticos tão diversos como Condessa em Bodas de Figaro, Donna Elvira em Don Giovanni, Giovanna Seymour em Anna Bolena, Violetta em Traviata e

Santuzza em Cavalleria Rusticana. No Teatro de Liceu em Barcelona interpretou papéis principais em óperas de Montsalvatge (Una voce in off), Tchaikovsky (Dame Pique – Prilepa) e Verdi (Traviata – Flora).
Foi indicada pelo compositor Xavier Montsalvatge para estrear a sua ópera BABEL 46. Apresentou-se recentemente na Rússia, cantando o papel de Micaela em Carmen e um recital de música espanhola integrado nas comemorações da fundação da cidade de S. Petersburgo. Fez parte de várias comemorações do compositor Montsalvatge em Itália, Estados Unidos, Ucrânia e Colómbia.
No âmbito do repertório sinfónico, Rosa Mateu participou em Invocaciones al Crucificado de Montsalvatge, 2ª e 4ª sinfonia de Mahler, 14ª Sinfonia de Shostakovich, Requiem de Mozart e o de Verdi. Apresentou-se várias vezes em Nova Iorque, tendo estreado aí Invocaciones al Crucificado de Montsalvatge e interpretado, em 2005, um recital de música catalã em Florence Gould Hall.

Anna Ferrer nasceu em Girona (Espanha) e pertence à quinta geração de uma família extraordinária de músicos. Estudou nos Conservatórios de Girona e Barcelona, diplomando-se em piano e música de câmara e prosseguindo aperfeiçoamento com Emmanuel Ferrer, Roberto Bravo, Edith Fisher, Paul Badura-Skoda e Luiz de Moura Castro.
Apresenta-se regularmente em concertos de música de câmara com intérpretes de alta craveira, tais como Igor Frolov, Claudi Arimany, Maxence Larrieu, András Adorján, Gernot Winischhofer, Massimo Mercelli, Francois-Michel Rignol, Thierry Huillet, Eugen Mantu, Maria Dolors Aldea,Uma Isamat, Rosa Mateu, Mirela Zafiri, e
como solista com orquestras prestigiosas tais como orquestra de câmara de Bucareste, The Vivaldi Chamber
Orchestra, Orquestra sinfónica Artur Rubinstein, The Mediterranean Camerata Orchestra, Camerata de Moscovo, orquestras sinfónicas de Torun e Bursa, entre outras. Tocou em vários países, tais como França, Suiça, Suécia, Noruega, Sérvia, Macedónica, Kosovo, Rússia, Itália, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Luxemburgo, Polónia, Portugal, Turquia, Áustria e Espanha.
Gravou para várias estações de radio e televisão, tais como TVE, TV3, Canal Sur TDC, TV Mediterráneo, TV Galicia, Rádio Catalunya, Fonoteca Histórica de Catalunya e foi editora para Lambdona e Goodlife Records.
Vários alunos dela no Conservatório de Girona receberam prémios em concursos internacionais. Integrou júris dos concursos internacionais de Madrid, Scriabin (Itália) e Alcoy. Colabora com Luiz de Moura Castro e Igor Frolov em vários cursos para piano e música de câmara.

Os bilhetes para este concerto estão à venda no Teatro Municipal.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *