Arraial de São João – Capela de São João da Ribeira

Facebooktwitterpinterestlinkedinmail

Na Capela de São João da Ribeira, o arraial resiste ao tempo e reinventa-se. O convite que aqui vos dirigimos é a visita a esta Capela, usualmente arredada dos circuitos turísticos e que por estes dias se mostra, esplendorosa, em honra do seu padroeiro.

Se nas ruas a afluência não é a de outros tempos, há festa no largo em torno da sua árvore secular e a Capela continua a encher-se para as novenas – a última das quais se realiza dia 23 de junho, às 20h00 – que terminam com o tradicional hino “Glória a vós, glorioso São João…. Dai graças e dons celestes ao povo de São João…”. renovando as preces de tantos que aqui pediram graças ao Santo ao longo dos séculos. Com a mesma fé se faz a tradicional procissão que se segue à Missa das 18h00 no domingo, 24, apesar de percorrer apenas parte do percurso de outrora, alterado pelas novas artérias ao longo da ribeira.
As gentes de São João mantêm vivas tradições de muitos séculos, numa das mais antigas capelas do Funchal, que terá sido construída no séc. XV pelos franciscanos que acompanhavam Zarco. Nada resta da primitiva edificação, destruída por uma enchente da ribeira no início do séc. XVIII e reconstruída em 1720. O seu património merece certamente um olhar atento, mas merece-o também a sua história, que é também a desta localidade, das suas gentes e da ameaçadora proximidade à ribeira cujas enchentes causaram grandes danos e dramas também na grande aluvião de 1803 e mais recentemente, em 1993 e 2010.

A Associação Casas com Histórias convida-vos, neste fim de semana, a conhecer esta comunidade da freguesia de São Pedro que mantém vivas as suas tradições numa capela quase escondida, no coração da cidade em permanente evolução.

São João da Ribeira merece a nossa visita!

festa-sao-joao-4
festa-sao-joao-5
festa-sao-joao-6
festa-sao-joao-3
festa-sao-joao-2
festa-sao-joao-1

Facebooktwitterpinterestlinkedinmail

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *